Cabos de comunicação para os PLCs da Siemens

plc_simatics7Por alguns anos estive trabalhando no ramo de automação industrial, mais especificamente, numa das maiores empresas representantes Siemens no Brasil. Essa foi uma fase muito proveitosa da minha vida, pois nela adquiri um grande amadurecimento profissional e me tornei uma amante desse campo tão fascinante da engenharia elétrica.

Esses anos trabalhando com a Siemens me tornaram uma grande admiradora dessa marca, principalmente no que diz respeito à robustez e eficiência de seus produtos. Então, a partir de hoje, estarei explorando os meus conhecimentos e colocando aqui, para vocês, alguns tutoriais relacionados principalmente aos seus PLCs, inversores de freqüência e comandos numéricos.

Para começar, vamos falar sobre os cabos de comunicação entre PC – PLC.

Uma das dúvidas mais freqüentes que os clientes me faziam era qual adaptador (chamado pela Siemens de PC Adapter) usar com cada CPU. Na verdade, a Siemens oferece várias opções conforme veremos a seguir.

A Siemens tem hoje quatro famílias de PLCs em pleno funcionamento: o S5, o S7-200, o S7-300 e o S7-400.

A família S5 é a mais antiga e já saiu de linha há alguns anos. No entanto ainda existem muitas máquinas rodando, e bem, com esse PLC. Cheguei a conhecer uma máquina, numa empresa do ramo automobilístico, que roda com o S5 há pelo menos 25 anos!!!

O protocolo de comunicação do S5 é o TTY. A Siemens ainda fornece o cabo conversor RS232-TTY cujo part number é 6ES5 734-1BD20. Porém o custo desse cabo é um tanto quanto alto. Mas, para a nossa felicidade, a Tecnatron também fabrica um conversor similar, cujo part number é TC 232 iC, a um custo muito menor. O único cuidado que se deve ter ao utilizar o conversor “genérico” é que ele não funciona com a CPU 941. Com todas as outras ele funciona perfeitamente.

Já a família S7-200 abrange uma linha de PLCs para pequenas automações. O seu protocolo de comunicação é o PPI. Para esse PLC, a Siemens dispõe de dois adaptadores: um serial e outro USB. O part number do PC Adapter serial é 6ES7 901-3CB30-0XA0 e o do USB é 6ES7 901-3DB30-0XA0.

As famílias S7-300 e S7-400, que são destinadas à automações maiores, trabalham com o protocolo MPI podendo também trabalhar em ProfiBus DP dependendo de como a porta (DB9) da CPU foi configurada previamente via software. O part number do PC Adapter MPI é 6ES7 972-0CA21-0XA0 e o do MPI/DP é o 6ES7 972-0CA23-0XA0. Este último deve ser adquirido juntamente com o cabo 6ES7 901-1BF00-0XA0. Ambos PCs Adapters são seriais. Vale a pena ressaltar que caso a porta da CPU tenha sido configurada como ProfiBus DP, não será possível estabelecer comunicação com a mesma utilizando o PC Adapter MPI.

Agora imagine que você tenha em sua planta CPUs da linha 200, 300 e 400, conversando com seus periféricos em PPI, MPI e ProfiBus DP. Já pensou ter um adaptador para cada protocolo!!! Seria se deixar qualquer um de cabelo em pé!!! Pensando nisso, a Siemens desenvolveu um único PC Adapter USB, cujo part number é 6ES7 972-0CB20-0XA0, que comunica com as três famílias citadas, ou seja, ele converte a saída USB do micro tanto em PPI, como em MPI, como em ProfiBus DP. O custo dele é um pouco mais alto, mas vale a pena caso você tenha várias CPUs de modelos e famílias diferentes em sua fábrica.

Com tudo isso posto, fica claro que a escolha do PC Adapter mais adequado dependerá de algumas informações, como por exemplo:

 

- O seu micro tem porta serial ou só possui USB?

- O seu PLC comunica apenas em MPI ou em ProfiBus também?

- Você tem em sua planta mais de um modelo ou família de PLC da Siemens?

- etc.

 

As respostas dessas perguntas é que vão te guiar a escolher o melhor PC Adapter.

Além desses adaptadores, a Siemens dispõe também de algumas placas PCI, conhecidas como CPs, que podem ser instaladas num PC comum. Essas placas também são uma opção para a comunicação entre PC – PLC, mas esse assunto ficará para um próximo post. ;). Até lá…

About these ads
    • Leonardo Gomes
    • 5 maio, 2009

    Amigo,

    Trabalho atualmente embarcado, Trabalho a vários anos com programação de PLC, porém somente GE FANUC, pois trabalhei 6 anos na GE. Mesmo após ter lido seu matéria ( muito bom ) ainda tenho uma pequena dúvida em relação aos cabos.

    Temos muitos PLC da siemens S7-200 / 300 e 400, mas gostaria de entender melhor sobre exclusivamente o S7-300.

    1º pergunta – Obrigatoriamente eu preciso ter o adaptador (PC-MPI ou MPI-DP) + o cabo para me comunicar com o PLC ?

    2º pergunta – Após me comunicar eu consigo usar o similador na minha lógica ?

    Desde já agradeço

    Leonardo

      • camilasoares
      • 9 maio, 2009

      Olá Leonardo. Tudo jóia?
      Uma descontraída antes de responder o seu comentário: eu sou amiga… não amigo… rsrs… ;)… Sou uma mocinha… rsrsrs
      Bom, respondendo a sua primeira pergunta, depende do seu PC. Digo isso porque a Siemens tem algumas placas, que nós chamamos de CP, que são placas PCIs que podem ser instaladas em computadores tipo desktop como se fossem uma placa de som ou de vídeo. Esse tipo de placa, dependendo do modelo, disponibiliza comunicação MPI e ProfiBus DP. Assim, tendo uma placa dessas, você precisaria apenas dos cabos de comunicação anulando completamente a necessidade de qualquer adaptador. O inconveniente dessas placas é a falta de mobilidade que elas proporcionam. Imagine só levar um desktop para perto do seu painel cada vez que você tiver que monitorar a CPU!!! Na verdade essas placas foram criadas com o intuito de serem utilizadas em supervisórios… daí a justificativa da falta de mobilidade que elas proporcionam.
      Outra alternativa são as “lindas e poderosas” Field PGs, que são as maletas de programação da Siemens. Elas nada mais são do que lap tops parrudos, próprios para ambientes industriais, que já vêm com uma CP incorporada, ou seja, esses lap tops comunicam com “tudo quanto é” equipamento Siemens. O problema delas é o preço. Ando meio por fora do mercado, mas há uns dois anos atrás uma maleta dessas, com uma configuração razoável, custava aproximadamente R$ 40.000,00.
      Bom, resumindo a resposta da sua pergunta, se você pretende programar e monitorar suas CPUs com um lap top comum, a saída mais eficiente e barata são os PC Adapters mesmo. O que eu indico pra você é o PC Adapter USB que comunica em PPI, MPI e Profibus DP (6ES7 972-0CB20-0XA0), assim ele cobre todas as CPUs que você tem.
      Quanto a sua segunda pergunta, o Step 7 Standard e o Professional fornece uma ferramenta de monitoramento da CPU. Nela você consegue acompanhar linha a linha o programa que está sendo executado além de poder consultar e/ou forçar valores nas memórias, entradas e saídas utilizadas no programa. Mas isso só funciona quando a CPU está carregada com o programa e on line com o PC, ou seja, esta é uma ferramenta de monitoramento e não de simulação.
      Espero ter podido esclarecer as suas dúvidas.
      Continuo a inteira disposição caso possa ajudar em mais alguma coisa.
      Muito obrigada pela visita. Espero que você venha mais vezes.
      Abraço.

      • Olá Camila Soares. Tudo jóia?

        Sou Oscar,
        Engenharia em Mecatrônica

        Tenho algumas duvidas em relação ao CLP S7 1200 e software.
        O mesmo estava funcionando e derrepente entrou em modo STOP, como ele tem que está em RUN para que o programa passe a rodar preciso do software de programação para passa-lo para RUN.

        Realizei vários download EX.: Step7 Basic v11 e WinCC SP2mas não tive sucesso.

        Estou utilizando Sistema operacional WIN XP SP3 e quero comunicar via cabo Ethernet cabo UTP.

        Qual o software indicado para programar esse CLP?

        Já alguns dias estou tentando baixar o software para este CLP.

        Você pode me ajudar!!!

        • Anderson
        • 21 setembro, 2014

        Camila tenho um cabo modelo 6ES7 901-3CB30-0XA0 e o mesmo tem 6 pinos que tem duas posições 0 ou 1
        estou tentando comunicação com cpu s7200 224xpcn e não comunica .
        Esses pinos estão todos em posição zero . teria algum email para te mandar fotos para ajuda se possivel?

    • Bandeira
    • 4 junho, 2009

    Prezado amigo.
    Gostaria muito de poder contar com a sua ajuda.Sou estudante de mecatronica e adora a parte de programação embora eu tenha conciencia de que tenho muito a aprender.
    Tenho dificuldades em usar os blocos por exe.comparação move etc.
    Tem algum site onde eu poça encontrar exemplos de aplicações dos mesmos?
    Voce poderia por favor me ensinar como faço para mudar e ver o tempo de um temporizador na IHM?
    Por favor tenho em casa e na minha empresa muitos siemens s7,s7-300,s7-400.
    Estou iniciando e gostaria muito de contar com a sua ajuda.obrigado desde já.

      • camilasoares
      • 6 junho, 2009

      Olá Bandeira.
      Descontraindo um pouco: eu sou amiga… :( … e não amigo… rsrsrs…
      Bom, vamos lá… aprender sozinho os macetes dos softwares da Siemens é um desafio para pessoas bem corajosas. Apesar de que se você tiver um bom inglês o help do software pode ajudar bastante.
      Quanto ao temporizador da IHM, vai depender muito do software de programação dela (ProTool ou WinCC Flexible).
      Tenho um amigo que possui um blog que pode te ajudar melhor do que eu: http://www.denisleite.com/. Tem um tutorial lá onde o Denis dá um link da Siemens onde você consegue material para sanar essas suas dúvidas.
      Dá uma olhadinha lá e, caso eu possa te ajudar em mais alguma coisa, não hesite em me escrever.
      Obrigada pela visita.
      Abraços.

    • Rodolpho
    • 13 agosto, 2009

    Olá Camila, Gostei do seu nome, minha irmã se chama Camila… rsrs.

    Gostaria de pedir uma ajuda, trabalho com sistemas MES e uma das dificuldades que tenho é saber como coletar os dados de um S5, mas especificamente um CP928B.

    Preciso saber qual a melhor maneira de coletar informações desse PLC usando o padrão OPC.

    Pensei em um supervisório ou gateway conversoresm hoje existe gateways de 3964R.
    Mas para supervisório preciso que a comunicação seja RS232 com o protocolo 3964R, mas parece que este CPU não têm uma porta RS232, correto?

    Você pode me ajudar qual seria a melhor idéia?

    Abraços

      • camilasoares
      • 16 agosto, 2009

      Oi Rodolpho…
      Tenho certeza que sua irmã é bonita, legal, inteligente, convencida… kkkk… Estou brincando… :D
      Nossa Rodolpho… Você me pegou. Não tenho conhecimento suficiente em S5 para poder te ajudar. Mas acredito que o o tenha. Você pode entrar em contato com ele pelo blog http://www.denisleite.com.
      Sinto muito não poder ajudar. Me desculpe mesmo. Minha praia era o S7. E agora que mudei para a área de manutenção preditiva estou ainda mais desatualizada.
      Ah… lembrei de outra opção. Você pode tentar também entrar em contato com o hot line da Dimensional (www.dimensional.com.br). Eles têm técnicos excelentes lá. Se você conseguir falar com o Vlademir então, melhor ainda. Nunca conheci ninguém que manjasse tanto de S5 como ele. ;). Tenta dar uma ligadinha lá: (19) 3446-7400.
      Espero que você consiga ajuda em uma dessas duas opções.
      Um grande abraço e obrigada pela sua visita ao Engenheirando.

    • SERGIO H DE PAULA
    • 25 agosto, 2009

    Olá muito prazer ! Primeiramente parabéns pela iniciativa. Sou engenheiro eletricista e trabalho a 20 anos com automação e eletrônica industrial. Tenho uma larga experiência com a linha PLC Rockwell. Trabalhei muito pouco com Siemens mas estou gostando já que voltei a utilizar. Minha dúvida refere-se ao conversor RS232-TTY para Step5.
    Seria possível fabricar, artesanalmente, esta placa?

    Forte abraço !

      • camilasoares
      • 30 agosto, 2009

      Boa noite Sergio.
      Muito obrigada pelos parabéns. O prazer é meu em recebe-lo por aqui. :)
      Bom, é até possível sim desenvolvermos um circuito que faça essa conversão. Mas não sei se vale a pena o trabalho uma vez que a Tecnatron produz esses conversores por um preço bem inferior ao praticado pela Siemens.
      Nossa… você voltou a utilizar Siemens começando pelo S5!!! Cruel, hem… O S7 é mais confortável, né… rsrsrs. Mas sou fã do S5. O bixinho é velhinho mas é guerreiro!!!
      Abraços.

    • MARCOS S. GOMES
    • 24 outubro, 2009

    Ola Camila , como é de prache navegando encontrei-a , parabens pela iniciativa , o step 7 , hoje é o top das empresas , ou seja , toda empresa tem pelo ao menos um equipamento , sou técnico em eletronica , e tenho em minhas mãos um , PC ADAPTER USB 6ES7 972-0CB20-0XA0 , o qual apos tentativa de reparo foi sucateado ,sendo que o defeito apresentado foi o conector de rede do adapter , poderia dar-me uma sugestão ;
    Atraves do blog denisleite , baixei um step7 versão alemã , porem gostaria de saber se posso comunicar com um step7 300 e ou 200 sendo que o software informa que a comunicação é somente com uma versão ( VIPA ) . muito obrigado.

      • camilasoares
      • 8 novembro, 2009

      Olá Marcos.
      Vc é de qual cidade? Se for aqui de Sampa, tente ir à Santa Efigênia para ver se não consegue adaptar algum conector ao PC Adapter. Se o defeito é só no conector, muito provavelmente conseguirá adaptar algum outro. Na Santa Efigência a gente encontra de tudo!!! :D
      Qnto ao software da Vipa, nunca trabalhei com ele, mas pelo o q conversei com o Denis, ele reconhece normalmente as cpus da Siemens. Apenas tome cuidado pq o software que comunica com o S7-300 e 400 não é o mesmo q comunica com o 200.
      Abração.

    • Samuel Silva
    • 4 novembro, 2009

    Olá Camila. Parabéns pela iniciativa. São poucas as pessoas q se prezam em ajudar. Enfim, você.!!!!
    Camila, será possivel um PLC Allen Bradley (Rockwell) comunicar-se com S7-300/400??? qual seria o padrão de rede para isso????

    grato

      • camilasoares
      • 8 novembro, 2009

      Olá Samuel.
      Muito obrigada pelos parabéns. ;)
      Nunca trabalhei com PLCs da AB mas acredito que eles conversem com os Siemens por algum protocolo de comunicação. Eu tentaria Profibus, por exemplo.
      Abração.

        • Francisco Pimentel
        • 11 junho, 2012

        Para realizar esta comunicação atualmente é possivel utilizando o protocolo modbus TCP, em ambos os fabricantes funciona perfeitamente.

  1. Direct Industrial can be a great source of older obsolete Siemens PLC equipment if you are not ready to upgrade to S7

  2. Olá Camila, que legal que ainda exista pessoas como vc que de disponibilizam em compartilhar o seu conecimento, parabéns.
    Possua uma planta com diversos PLCs, S5, S7 200 S7 300 e CNCs, estou tentado comunicar com o S7 200 e S7 300 pelo conversor USB, mas não consigo, na janela de opção aonde vc escolhe qual a porta, não aparece a porta USB, somente COM1 e COM 2, o que devo fazer? No meu PC esta instalado a versão 5.3 do Step 7.
    obrigado.

  3. Olá mocinha.

    Estou procurando uma solução de cabospara as placas IB32 e OB32 da Rockwell. Não quero usar a própria interface da Rockwell e nem as oferecidas no mercado pela Phoenix e Conexel. Preciso do cabo montado para uma monmtagem simples com bornes de passagem e etc. Você conhece alguma solução para indicar-me?

    Obrigado pelo espaço e boa sorte.

    Daniel

    • Marcelo
    • 14 agosto, 2010

    Ola Camila, tudo bem? Parabens pela inciativa da criação deste site, que esta ajudando muitas pessoas com automação.
    Tenho o software do step5, mas nao tenho o cabo es estou precisando do mesmo. Voce tem a pinagem do cabo de comunicação PG – CLP Step 5?

    Abraço,

    Marcelo

      • Francisco Pimentel
      • 11 junho, 2012

      Mas voce tem a Maleta programadora Siemens ? caso não tenha você precisa de cabo conversor de RS232 para TTY.

    • Antonio
    • 18 setembro, 2010

    Camila minha duvida e sobre configuração de Rede com S7-200 entre duas CPU uma 222 e outra 226 sendo a 222 com uma expanção 235, você ja fez algo assim e tem um exemplo pois não lembro mais como configurar corretamente aqui pode se um exemplo didatico.

  4. ola Camila , venho agradecer sua resposta quanto ao software versão alemã o qual consegui atraves do site denisleite, e mais uma vez gostaria de sanar uma duvida ,o cabo serial utilizado no , PC ADAPTER USB 6ES7 972-0CB20-0XA0 , tem configuração padrão ou especifica pois , caso seja possivel gostaria de confeccionar um ou comprar um cabo padrão , poderia me auxiliar , aguardo resposta , e , muito obrigado antecipadamente .

  5. ola camila , me , desculpe pela falta de atenção a sua pergunta : pois sou Paulistano , criado em Minas , resido em Três Corções (terra natal do pelé), abraços

  6. ola camila meu PC ADAPTER USB 6ES7 972-0CB20-0XA0 danificou a porta de rede(conector bf/bf)é possivel voce me enviar um email a respeito da pinagem do mesmo na placa ou até mesmo uma foto onde se identifica a conexão da pinagem ,ficaria muito grato pois dependo do mesmo no dia a dia.E devido ao custo do mesmo , não gostaria de fazer experiencias na ligação.

    • Paulo
    • 13 outubro, 2010

    Olá Camila, poderia me indicar um link onde consigo o manual do s7 200 em pt, tenho dúvidas no endereçamento e configuração das entradas e saídas analógicas.
    Grato.

    • ISRAEL
    • 25 outubro, 2010

    Ola Camila, tudo bem? Parabéns pela inciativa. Sou técnico em eletroeletrônica, mas sou novo na área. bom camila gostaria que vc me desse uma luz a respeito do s7 300, na empresa em q trabalho temos o s7 300 e o simatc s7200 a comunicação é via Profibus DP o problema é q quando a máquina está e pleno funcionamento ou quando vamos liga-lá a CPU trava ativando o SF e SB. O que vc acha? será que é a fonte 24v dc?, o cabo Profibus? desde ja um abraço!

  7. presiso da configuração de pinagen do cabo de comunicação do clp da siemens simatic s5-100U 6es5102-8ma02 cpu102 e 6es5318-8mb12 et200U

  8. Bom dia!
    Gostaria de saber como faço para comunicar com uma pg em mãos com as cpus 200,300, 400 e step 5, dizem que o acbo esta estragado a mensagem da siemens quando tento colocar em online. A pg veio com um cabo serial sem adaptador e com mais ou menos uns 8 ou 9 pinos.
    Com isso daria para me comunicar normalmente com as cpus.

    • FELIPE
    • 29 dezembro, 2010

    Bom dia Camila,
    Trabalho como técnico eletroeletronico em embarcações onde se utiliza o plc da allen bradley (SLC 5/03) e estou tentando montar outro sistema como na embarcação em minha oficina para teste, já consegui comunicação com um plc e panel view, porém não consigo comunicar com outro plc, pois minha placa de rede (1747SCNR)me mostra como se ela não estivesse programada, pesquisei algumas coisas e parece que tem que comprar uma interface para eu poder programa-la, mas antes de comprar queria saber se tem como fazer isto sem essa interface?
    desde já agradeço.

    • kleber
    • 3 janeiro, 2011

    Ola camila,paraabens pelo trabalho.
    camila adquirir um cabo de comunicaçao da siemens,isto o pc adapter que voce citou comunicar com s7 200,s7300 e s7 400,porem camila nao consigo comunica com s7 200,ja tentei de tudo.
    vc tem alguma dica.

      • camilasoares
      • 3 janeiro, 2011

      Oi Kleber.
      Obrigada!
      Que software você está usando e você sabe se o programa que está na CPU a seta em PPI?
      Abçs.

  9. Oi camila fiquei contente de poder ver que você voltou a responder as duvidas de seus seguidores, como eu sou ,pois se for possivel gostaria de obter alguma mensagem sua ,via email ou no seu site , a respeito das mensagens postadas por mim em 1/10/2010 e 9/10/2010 , feliz ano novo (2011). 3 coraçoes MG.

    • RIBAMAR
    • 7 janeiro, 2011

    Olá Camila! PARABÉNS PELA SUA ATITUDE.

    poderia me fornecer a pinagem do cabo de comunicaçao SERIAL do clp S7-200

    • jorge o c
    • 15 janeiro, 2011

    Excelente artigo, gostaria de saber mais sobre plc`s siemens. Aguardo novos artigos

    • jorge o c
    • 16 janeiro, 2011

    Camila, você pode me informar se consigo instalar os softwares da siemens para S5 e S7 em um lap top com sistema operacional windows vista home. qual seria a melhor configuração e sistema operacional para um lap top para instalação de programas de automação

    • Tarcísio
    • 21 janeiro, 2011

    Olá camila…trabalho cmo intrumentista em uma empresa e estamos com um problema em um Step 5 la….qndo desligamos a chave geral da máquina ou temos um pico de energia o PLC entra em modo Stop e não sai mais, ai temos q zerar sua cpu e transferir tdo o programa novamente. Vc sabia me dizer algo para tentar sanar esse problema???/

    otimos artigos, parabéns msmo!!!!!

    vlw

  10. Desculpa Cmila por te tratar como se voce fosse amigo é que apesar de não ver problema nas mulheres atuando em todoas as area fiquei supreso ao saber que voce alem de bonita e muito inteligente tambem,valeu e obrigado.

    • Marcio
    • 19 outubro, 2011

    Oi Camila!

    Camila, tens conhecimento sobre o Uso da interface Net-link, é possível substituir esses cabos todos com o uso da mesma?

    Abraços!!

    • fabiano mariano
    • 6 dezembro, 2011

    camila ola tudo bem .
    preciso saber se for possivel o codigo do cabo serial de comunicação do computador para o clp uso normalmente o slp 5/03 ok.
    desde ja agradeço.

    • maicon
    • 13 fevereiro, 2012

    Quero progamar um cpu clp protocolo rs232 siemens usando apenas um cabo profboss vcs conheçe auguma placa que faça essa conversao de sinal que seje possivel programar pelo cpu qual seria o mdelo dah placa para converter sinal

    • maicon
    • 13 fevereiro, 2012

    onde baixar step7

    • Igor
    • 28 fevereiro, 2012

    Bom dia, amigo. Brincadeira, amiga, tudo bem?
    Temos alguns PLC´s S7 e algum com a MPI livre e outros ocupada com expansão para outra CPU. Nos livres comunicamos normalmente usando o adaptador 6ES7 972-0CA23-0XA0, com PG/PC configurado em MPI (auto). Nos da Profibus não consigo comunicar, nem mudando para MPI (profibus), nem alterando o baudrate. Aparece uma mensagem dizendo para verificar cabos, adaptador, baudrate. Você acha que é problema de configuração ou pode ser o adaptador que está danificado para profibus? Pela configuração de Hardware posso verificar parâmetros de baudrate da profibus? Qual nó deixar no adaptador?
    Obrigado.

  11. Pessoal, vamos raciocinar um pouco. Fabricante que tem um modelo de cabo para cada família de plc??? E cada cabo ainda custa uma fortuna??? Parem com isso. Usem Allan Bradley que é muito melhor, não sou representante de nenhuma das duas empresas mas conheço bem os dois Fabricantes e posso garantir de longe que não tenho problema nenhum com os Plc’s da AB, já os da siemens, pelo amor de Deus, ô trein compricado sô!!

    • Rafael Sandri
    • 26 julho, 2012

    Olá Camila,

    Estou com uma grande duvida.
    Necessito fazer uma Transferência de uma tradução para um CLP, TP177 micro 6″ . Possuo o adaptador da Siemens 6ES7 901-3BF21-0XA0.
    Só que a saída deste adaptador é serial, e no meu laptop não possui entrada serial, somente USB.
    Tenho um adaptador USB – RS232 , posso colocar este adaptador no serial do adaptador siemens para conseguir conectar no laptop??
    Obrigado pela atenção.

    abraço,
    att.
    Rafael

    • FABRICIO FERNANDES
    • 5 fevereiro, 2013

    Ola amigos tenho um S7-400 modelo: 6gk7443-1ex11-0xe0 Novo na caixa lacrada, a venda por R$2800,00 reais, se caso tiver enteresse e so falar, se tiver algum colega que trabalhe com essa linha me indique, pois dou desconto. Um abraço!

    • Maurício
    • 26 agosto, 2013

    Olá amiga, muito prazer ! Primeiramente parabéns pela iniciativa esta sendo de grande ajuda.
    Pode me informar qual o software que comunica com o S7-200 e 300.

  12. Camila boa noite possuo o cabo de comunicaçao para s7200 PPi, porém nao consigo comunicação com o clp vc pode me ajudar caso tenha que configuar mais alguma coisa.
    obrigado estou usando o windows seven

    • Everson
    • 5 setembro, 2013

    Bom dia Camila,

    Preciso de sua ajuda. Estou comunicando com um CLP S5 CPU115U. Coloco o programa em on-line e consigo monitorá-lo, porém quando tento fazer uma alteração e download da alteração, a CPU não aceita.
    Eu precisaria retirar a Eprom antes de fazer DOwnload?

    Abraço

    • Wesley costa
    • 29 março, 2014

    ola trabalho na brasil kirin, tenho um cabo mpi USB e ele não funciona liguei para assistência de vocês e os drives estar instalado e fiz alguns testes que ele pediu esse software esta instalada no windows 7.

  13. Resolução para todos os problemas citados acima: utilizem Rockwell… não sou representante mas a Siemens complica muito as coisas…

    • renato
    • 25 agosto, 2014

    muito bom
    como faço pra adquirir o software de programação
    da siemens?

    • Anderson
    • 21 setembro, 2014

    Onde eu consigo software gx developer para download?

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 144 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: