Problemas de compilação utilizando o Turbo C

Depois de quase 6 anos sem programar em C, essa semana, por causa do mestrado, me deparei com a necessidade de ressuscitar meus conhecimentos nessa linguagem.

Na época em que aprendi a Linguagem C eu utilizava o Turbo C como compilador. Então optei por continuar utilizando-o hoje. O instalei no meu PC, fiz meu programa, compilei, gerei o .exe e, para minha surpresa, ao tentar rodar o arquivo executável, foi me dado o seguinte erro: “This example program can only be run from within the IDE”. Na hora pensei que tinha feito algo errado no processo de compilação. Então fui aos meus arquivos da época da faculdade e me certifiquei de que tinha feito tudo corretamente. Daí fui ao Google e tentei encontrar alguma coisa sobre esse erro. E realmente encontrei várias pessoas com o mesmo problema, contudo não encontrei nenhuma solução.

Foi então que me veio a idéia de que o problema estava no compilador. Procurando na internet outros compiladores, encontrei o MinGW e acabei me interessando. Fiz o download dele, instalei e, para minha alegria, deu certo!!! Meus executáveis agora funcionam.

O único inconveniente é que o MinGW roda em MS-Dos. Abaixo explico detalhadamente como utilizar esse compilador. 

  • O primeiro passo é baixá-lo e instalá-lo. Isso não tem segredo. Digitando MinGW no Google você encontra n sites onde ele está disponível para download. Se tiver dúvida, entre em contato comigo.

  • O segundo passo é fazer o seu programa. Eu fiz os meus utilizando o bloco de notas e salvei o arquivo no formato “nomedoarquivo.c”.

  • Daí entra a parte chata!!! Você deve entrar no Prompt do MS-Dos. Para isso vá ao menu iniciar, clique em executar e digite cmd.exe. Uma tela semelhante a esta irá aparecer:   

 22

  

  • A partir daí você deve acessar no MS-Dos a pasta onde está salvo o seu programa com extensão “.c”. Como fazer isso? É fácil!!! Através do comando “cd” no MS-Dos você consegue mover-se entre os seus diretórios. Por exemplo: se eu quiser sair do diretório Camila Soares, que aparece na imagem anterior, eu devo digitar “cd..”. Assim eu entrarei em um nível acima no diretório Documents and Settings. Vamos supor que agora eu queira acessar o diretório All Users que fica dentro do diretório Documents and Settings. Para isso eu devo digitar “cd all users”, e pronto, lá estou eu no diretório All Users.

  • A seguir, verifique onde o MinGW foi instalado. Normalmente ele estará numa pasta chamada MinGW no drive C.

  • Então, finalmente, digite no Prompt “c:\mingw\bin\gcc.exe –o nomedoarquivo.exe nomedoarquivo.c -Wall”. Observe que a palavra “Wall” deve estar com o W maiúsculo e que o endereço do arquivo gcc.exe deve estar de acordo com o drive onde o MinGW foi instalado.

Prontinho. Você já tem o seu programa compilado e seu arquivo .exe gerado.

Mais um inconveniente desse compilador é que ele até indica que existem erros no seu programa mas não diz nem onde estão nem quais são. Fora isso ele atendeu perfeitamente o que eu estava precisando no momento.

Aqui em baixo eu vou deixar um exemplo passo-a-passo pra ajudar você:

 14

 

Um amigo meu me indicou o Devcpp como compilador. Parece uma ferramenta bem interessante. Vou tentar trabalhar com ele e, assim que tiver uma opinião formada sobre ele, escrevo novamente pra vocês.

 

    • Edson Mazoni
    • 2 agosto, 2010

    Ola.
    Atualmente programo em C para microcontrolador “Mplab”
    porem disponibilizei um pc somente com o DOS para iniciar o estudo de programação em C para PC

    Estou interessado em criar programas para comunicar com os microcontroladores , e fazer então o monitor como IHM.

    com isso posso deixar de usar os Horriveis produtos da siemens_caixa preta,devido a demora em reparos em garantia de produtos
    tudo tem que pagar , é cabo , software , informação , biblioteca , etc…
    +/- 1000 itens
    Já usei S5 s7300 e s7200 e ihms , mas já cansei da siemens

    abstrata sobre os produtos
    Liberdade é tudo

    foi apenas desabafo ” tenho um plc em garantia para reparo a uns 35 dias entre representante e siemens

    vou estudar a todo custo para desenvolver ,meus projetos em PCs e com microcontroladores

    É uma jornada solitaria e ardua , porem valerá apena!

    Poderia me ajudar , me informando como voce iniciaria esta etapa?

    O seu ponto de vista?

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

