Resolvendo Equações Exponenciais com a HP

Conforme havia prometido, irei mostrar como resolver a equação do post anterior, utilizando, desta vez, a nossa querida e amada HP.

Para isso, utilizaremos duas funções da calculadora: o “Numerical Solve” opção “Solve Equation” e o editor de equações.

Ao invés de ficar escrevendo o passo-a-passo e colocando as imagens da calculadora, achei mais interessante fazer um vídeo com todo o procedimento. Caso ainda restem dúvidas, fico à disposição para solucioná-las.

Aí vai o vídeo:

 

  

Você pode observar que o menu “Numerical Solve” possui diversas outras opções como  a solução de sistemas lineares, de equações diferenciais, de polinômios, etc. Com certeza estaremos explorando, em próximos tutoriais, todas as possibilidades que essa excelente calculadora nos proporciona.

    • Juliana
    • 3 junho, 2009

    Professora Camila,
    Em primeiro lugar, parabéns pelo seu blog!
    É muito útil para nós estudantes de engenharia.
    Atualmente curso o quinto semestre de Engenharia Mecatrônica na UNIFACS – Salvador/BA.
    Recentemente adquiri a HP 50g e estou aos poucos aprendendo a mecher nela.
    Executei todos os passos contidos nesse tutorial e não obtive sucesso =/
    Não sei pq, já que estou usando exatamente os mesmos procedimentos, recebo uma mensagem de BAD ARGUMENT TYPE quando solito o ‘solve’.
    Você saberia me dizer qual o problema? Será que tem algum tipo de desbloqueio ou qq outra coisa que eu não tenha feito já que ela é muito nova e não sei mecher muito?!
    Espero que possa me responder
    Desde já mt obrigado pela atenção.

    Att. Juliana Andrade Carvalho

      • camilasoares
      • 6 junho, 2009

      Oi Juliana.
      Me desculpe a demora em responder, mas é que eu estava tentando descobrir o porquê da sua calculadora estar apresentando este erro.
      Você está tentando resolver a mesma equação do meu exemplo ou alguma outra?
      Na hora que eu li o seu comentário imaginei que o problema poderia ser em alguma configuração do MODE da HP. Mas eu fussei nele todo e não consegui repetir esse erro na minha calculadora.
      Vou te pedir um favor: Eu tenho um outro tutorial falando a respeito do Solve Equation que está com fotos da calculadora mostrando o passo-a-passo. Ele pode ser acessado aqui: https://camilasoares.wordpress.com/2009/04/03/gravando-equacoes-na-hp-e-utilizando-as-no-solve-equation/. Por favor tente resolver a sua equação utilizando os procedimentos desse post para ver se o erro persiste, blz?
      Eu vou ficar aguardando o seu retorno para saber se deu certo ou não.
      Caso não dê, vamos tentar entrar em contato via msn ou skype para tentarmos resolver juntas essa parada, ok? Daí dá para compararmos o MODE da minha com o da sua…😉
      Fique tranquila… Vamos conseguir sumir com esse erro.
      Abraço.

    • Juliana
    • 6 junho, 2009

    Oi Camila!
    Provavelmente é alguma coisa no Mode mesmo.
    Eu usei exatamente a mesma equação desse tutorial.
    Por curiosidade resolvi trocar o ‘T’ pelo ‘X’ e funcionou!
    Será que agora você saberia me dizer que configuração eu tenho que fazer pra que funcione com qq variável que não o ‘X’ ?

      • camilasoares
      • 6 junho, 2009

      Oi Juliana.
      Eu te aconselho a tentar dar uma limpada geral nas variáveis da memória dela.
      Pra isso você deve entrar em FILES (shift branco e em seguida o botão referente a letra “g”), daí acesse o diretório HOME, aperte o botão NXT e dê o comando PURGE nas variáveis que deseja apagar.
      Espero que isso funcione.
      Vou ficar aguardando o seu retorno novamente, para ver de deu certo, ok?
      Abração.

    • Renato Franca
    • 25 junho, 2009

    bom infelizmente eu não consigo ver o video em meu trabalho é bloqueado se tivesse com vc fazer em texto como eu vi em seu site “Resolvendo sistemas de equações lineares na Hp” eu poderia desfrutar disso,
    desde já eu agradeço.

    • willder
    • 28 janeiro, 2010

    oie
    eu queria saber essa conta pq?
    nao encontro a resposta

    x+1 x-1
    2 -2 =6

    outra

    x x-2 2x-4
    (2 ) =2

    • livia
    • 27 agosto, 2010

    x.(x.6)+8=0

  1. Olá professora!

    Estou com problema em resolução com matriz, ou qualquer sistema linear, com ou sem incógnitas, a mensagem de erro é a seguinte “bad argument type”.

    Acredito que seja configuração.

    Se puder me ajudar, agradeço!

    Marcele

    • Leandro
    • 21 outubro, 2010

    Por favor,
    alguém sabe onde posso encontrar um curso para a calculadora HP 50G?

    Obrigado.

    • jose diniz
    • 21 setembro, 2011

    o devo fz quando vou calcular lim e deriv na que dou enter aparece a mensagem bad argument type

    • William
    • 2 dezembro, 2012

    Na Minha Integral estava acontecendo o mesmo erro ” bad argument type”.
    São variável salvas na memória que gerão este esterro. As mesmas terão que ser apagadas.

  2. quanto é 16x+4>360

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

