Utilizando Devcpp para programações em C / C++

Como havia prometido, aqui estou para dar meu parecer a respeito do Devcpp.

Bom, admito que ele me deu nos nervos por horas ontem… rsrsrs… mas agora já o estou amando…

O procurei no Google, baixei e instalei. No começo da instalação ele pede para que você não o instale sobre uma versão já instalada. Na hora pensei: “Nunca instalei esse carinha na minha máquina, então não terei problema”. Estava enganada!!!

A instalação foi simples e rápida. O problema é que, para todos os programas que eu fiz, na hora de compilar, ele apresentava o seguinte erro: “[Build Error] [nomedoprograma.exe] Error1”. Fui ao help, e nada!!! Daí comecei a dar uma olhada em todas as janelinhas dele pra ver se encontrava alguma pista e acabei descobrindo que o safadinho utiliza o MinGW na compilação!!! Isso mesmo… o mesmo compilador do último post que eu fiz sobre programação. Coincidência, né!!!

Foi daí que eu tive a idéia de desinstalar tanto o MinGW quanto o Devcpp e começar tudo de novo. E não é que deu certo!!! Reinstalei o Devcpp, compilei os mesmos programas que tinha feito anteriormente e todos funcionaram redondinho.

Agora, falando do compilador em si, realmente estou muito satisfeita com ele. Sua utilização é bastante intuitiva e a interface é toda em português (BR). Contudo, o help e os erros de compilação são todos dados em inglês, mas, sinceramente, não achei isso um problema.

Outra opção interessante é que quando você cria um projeto novo ele te permite criar um projeto vazio, onde você começa tudo do zero, ou então um com “meio caminho andado”… rsrsrs… Como assim? Vou explicar. Vamos supor que estamos fazendo uma aplicação e queremos que ela rode numa janelinha do Windows. Quando você escolhe a opção “Windows Aplication” na criação do projeto, o Devcpp já te abre a tela com todo o código fonte de criação da telinha já pronto. Achei isso bem interessante.

Outra característica, que eu já estava esquecendo de comentar, é que ele suporta tanto C como C++. Isso você define também na criação do projeto.

Por fim, gostaria de deixar registrado que recomendo o Devcpp para quem programa ou está começando a programar em C, por ser um software eficiente e de simples utilização.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: