Apagando arquivos armazenados na memória da HP

Meu querido leitor Fabiano me enviou um comentário perguntando como podemos apagar as variáveis e equações que estão armazenadas na memória da HP. E eu achei que essa pergunta merecia um post. Então aí vai…

A estrutura de memória da HP lembra bastante a do Windows. Ela tem um diretório principal chamado HOME que podemos comparar com o “Drive C” dos nossos PC’s. Nesse diretório podemos criar pastas, mover, copiar e armazenar arquivos. Existe também a possibilidade de expandir a memória da HP através de um micro memory card que acaba se tornando um “novo drive” da HP.

Mas daí vem a pergunta. Como acessar essas memórias? Bom, isso é simples, basta teclarmos o botão SHIFT BRANCO e em seguida o botão correspondente a letra “g” com o intuito de entrar em FILES.

Entrando nesse menú, nós visualizamos toda a árvore de pastas da calculadora. Com as setinhas para cima e para baixo podemos selecionar o diretório desejado e apertando OK podemos acessá-lo.

Novamente com as setinhas para cima e para baixo podemos selecionar o arquivo que desejamos apagar dentro da pasta escolhida. Na parte de baixo da tela, aparece uma porção de opções. Apertando o botão NXT é possivel chegar à opção PURGE. Ao teclarmos essa opção, com o arquivo selecionado, a calculadora perguntará se temos certeza de que queremos apagar o arquivo. Daí é só dar YES e pronto: arquivo apagado.

Sei que é meio complicado de entender apenas lendo assim como eu escrevi. Por isso, logo abaixo, coloquei um vídeo para exemplificar todo o procedimento. Nele eu estou apagando o arquivo OHM que está na pasta ELETRO que por sua vez está dentro da pasta EQUAÇÕES.

Espero que tenha ficado claro. Caso não tenha ficado, sintam-se a vontade para me enviar seus comentários.😉

Abraços e até a próxima.

    • Fabiano
    • 9 julho, 2009

    Muito Obrigado Prof. Camila vlw msm, a cada dia que olho seu site aprendo uma coisa nova com essa hp doida rsrs

      • camilasoares
      • 11 julho, 2009

      Oi Fabiano!!! Tudo bom?
      Obrigada você por ler os meus posts. Fico feliz em saber que tem conseguido aprender coisas com eles!!!😉
      Pois é… a procura por posts falando sobre a HP é muito grande. Por isso tenho dedicado vários tutoriais a ela.
      Seria legal se você sugerisse algum tema para um próximo post…😉
      Abração e um ótimo final de semana para você.

        • Aderaldo
        • 3 outubro, 2009

        Ola Camila,
        Gostaria da saber como faço pra acessar uma “cola” no cartão de memória que eu coloquei na HP 50g.
        Pois,quando coloca “cola”direto na Hp 50g o professo apaga, então gostaria de colocar no cartão de memória e depois conseguir acessa pela HP 50g.

        • camilasoares
        • 8 novembro, 2009

        Ai Aderaldo.
        Sou professora e absolutamente contra cola. Acredito que cola é pior maneira que uma pessoa pode utilizar pra se auto prejudicar. Todo conhecimento ensinado em uma escola será útil no seu futuro. Se vc cola, não aprende, e os maiores prejudicados serão vc e aquele que te contratar um dia.
        Sendo assim, mesmo que eu soubesse a resposta da sua pergunta, não me sentiria a vontade para respondê-la.
        Por favor, me desculpe.
        Abraço.

    • Igor
    • 31 julho, 2009

    Olá, boa tarde.
    Gostaria de saber como faço para armazenar um programa na library da hp50g, e como faço para remove-los se necessário?
    Desde já, Obrigado!

      • camilasoares
      • 1 agosto, 2009

      Olá Igor.
      Vou providenciar um post pra responder esta sua dúvida, Ok…
      Abração.

      • camilasoares
      • 8 agosto, 2009

      Oi Igor.
      O post a respeito da instalação de bibliotecas já está postado.😉. Aí vai o link: https://camilasoares.wordpress.com/2009/08/08/instalando-e-desinstalando-bibliotecas-na-hp/.
      Abração e uma ótima semana pra você.

        • regis027
        • 24 fevereiro, 2010

        Camila bom dia.

        gostaria de saber se vc pode me ajudar pois esta com uma semana, que eu comprei a calculadora para o meu curso, eu comprei um cartão de memoria e eu gostaia de saber como visualizar o cartão de memoria que eu comprei na tela do cumputador e conseguir encontrar o mesmo na calculadora, por gentileza me ajude.

      • claudio
      • 8 junho, 2015

      ATENÇAO GALERA! QUE LIDA COM MUITOS CALCULOS COMPLEXOS COM A AJUDA DA HP 50G OU OUTRA DA SERIE:

      https://github.com/jansegre/calcnum

      cliquem no site acima, em ´hp´- clique em “programas para hp´´.tem todos os programas da disciplina de calculo numerico justamente pra hp 49g, g+ e 50g que sao compativeis.sao os melhores que achei em lingua portuguesa: de sistemas lineares de gauss-seidel, metodo de runge-kutta 4a. (aproximaçao de equaçoes ordinaria de 1a. e 2a. ordem)a eqp (equaçoes diferenciais parciais.

    • LuizAgrimensura
    • 22 fevereiro, 2010

    Olá Camila, tudo bem?
    Agradeço por estar a disposição de muita gente que tem dúvidas a respeito da calculadora, eu tenho uma 50G e estou aprendendo muito com suas páginas.
    Meus parabéns!!!
    Abraço. Que você tenha mais sucesso em sua carreira!!!

    • Vinicius Teixeira
    • 23 maio, 2010

    Ola

    Gostaria de saber como instalo o arquivo TGV na hp50g passo e como criu colas para inserir nela
    Eu consegui instalar o jogo Zelda mais o mais importante não consegui

    • leonardo santos
    • 26 setembro, 2010

    oi td bem??gostaria de saber se é possível apagar as equações que vem na hp..por exemplo de elétrica físcica,eu coloquei varios programas quando fui acessar essas equações notei que não tinha mais…será que tem com eu recupera-la?

    • Saulo
    • 6 outubro, 2010

    Boa noite Camila
    Gostaria de saber como eu faço pra apagar tudo na minha calc.
    É que eu tenho mt lixo nela, mts programas instalados por engano mts equaçoes velhas q estao soh ocupando memoria
    Queria deixar ela como nova, reiniciar tudo.
    Existe algum comando específico ou tenho que fazer isso no braço mesmo?
    Tenho medo de apagar algum arquivo importante

    • Paulo
    • 19 novembro, 2010

    Camila, sou professor e costumo nas provas apagar a memoria das calculadoras HP dos alunos. Uso o método de apertar 3 teclas simultaneamente. Não me lembro agora os nomes das teclas. CErto dia um aluno me perguntou se eu também iria apagar a memória interna. Isso me alertou para o fato que ainda existe um modo dos alunos levarem cola. Assim, por favor me diga os passos para apagar definitivamente qualquer dado da calculadora. Att.

      • João
      • 3 dezembro, 2013

      Olá Paulo, ao resetar a calculadora com 3 (on + F1 + F6) teclas já está apagando a memoria completa da mesma. Retornando-a ao estado original de fabrica.
      No entanto, não acho o procedimento válido pois de qualquer forma a calculadora tem a biblioteca de equações q já é de grande ajuda. e esse procedimento também apaga as equações que a pessoa tiver guardadas por conta própria. Além do mais é possível copiar essas equações e textos da calculadora para um cartão de memória pelo próprio gerenciador de arquivos da calculadora, e no mesmo, nenhum reset apaga. A única saída seria não deixar os alunos usarem cartão de memoria.
      Como disse anteriormente, não acho o procedimento de resetar a calculadora dos alunos válido, pois existem várias configurações que são muito pessoais dentro da calculadora e fazem diferença na hora de usar.
      E se for realmente resetar creio que deva avisar antes do dia da prova pois algum aluno pode ter guardado anotações legitimas (eu por exemplo tenho anotadas todas as dicas de funcionamento que já li e ou descobri até agora) ou equações de uso diário ou programas instalados e avisando antes o mesmo pode conectar a calculadora no PC ou fazer uso de um cartão de memoria, e fazer o backup, visto que essas equações são trabalhosas de inserir e salvar na HP.
      Existem muitas pessoas que acabam trabalhando com essas calculadoras e essas mudanças a toda hora podem ser um grande estorvo.

    • Gledsa
    • 31 janeiro, 2011

    Gostaria de parabenizá-la e ao mesmo tempo agradecê-la! A explicação ficou excelente e com o vídeo ainda ficou ainda mais claro.
    Ajudou e muito.
    Att.

    • gabriel
    • 11 março, 2011

    Muito Boa as suas dicas Camila virei seu seguidor kkkkkk.

    Mas como eu faço para criar pastas na hp????

    • Norton Cabral
    • 27 março, 2011

    Profa. Camila, baixei um programa no site hpcalc.org, e seguir o tutorial que vem n arquivo para instalar. Onde o mesmo diz: “O primeiro passo para usar este programa é anexar a biblioteca para a sua calculadora.
    Para fazer isso, escreva 888 aperte ENTER depois escreva attach pressione ENTER de novo e pronto!
    Tu ja tem a biblioteca na sua calculadora.” Fiz td conforme informado, mas como saber onde o mesmo foi instalado?

    Cordialmente

    Norton Cabral

    • Ruy Knapp
    • 13 maio, 2011

    Bom dia, Camila!
    Descobri seu blog quando buscava uma resposta para apagar os graficos de funções na HP. Ainda não tenho essa resposta, poderia me ajudar. Ah, seus posts anteriores são ótimos!
    Ruy Knapp

    • EU
    • 7 junho, 2011

    SITE DE MERDA, SE VC NAO ENSINA COMO COLOCAR COLAS EU DESCUBRO, CAMILA ATE PARECE QUE VC NUNCA COLOUO NA VIDA, VALEU MADRE TEREZA…

    • ademar dos reis
    • 22 junho, 2011

    Ola, bom dia , estou com um problema, o primeiro e que nao sei operar direito a HP50g o segundo e que quando tento resolver um calculo de estatistica usando teste de hipot com proporcao aparece uma mensagem: must be >=0 caso vc possa me ajudar ficarei grato

    • Cíntia
    • 23 agosto, 2011

    Oooi, gostaria de saber como faço para transformar um número inteiro em fração na minha calculadora Hp 50g . tentei de muitas formas mais não consegui exemplo: transformar 0,75 em 3/4 abraço :*

  1. Olá, Gostaria de saber como transformar na calculadora Hp 50g : 0.75 em 3/4. Porque nao achei nenhum botão que invertesse as funções🙂

    obrigada

      • rafael
      • 5 setembro, 2011

      Vá na opção MODE correspondente a letra H, depois aperte a letra C que corresponde a CAS remova o approx

    • kevin
    • 13 setembro, 2011

    olá professora eu tenho uma duvida como faço pra mudar de bin pra hex no inicio da calculadora??

    • Fabio
    • 4 dezembro, 2011

    Boa tarde,professora

    Estou tentando criar uma pasta dentro do cartão de memória da minha HP 50g, porém a calculadora não está aceitando este comando.

    Você sabe se existe essa possibilidade de criar pastas dentro do cartão de memória,ou se só é possível criá-las dentro do diretório ‘home’ ?

    Obrigado

  2. BOM DIA! Eu fiz todo o procedimento para resetar a calculadora 50G apertando a funçao branca e a letra g, A pasta ( ERAM ) eu nao consegui apagar os arquivos da mesma maneira.
    Como devo fazer para apagar este arquivo

  3. Toda vez que eu aperto a funçao Purgue na pasta ( eram ), ela emiti uma mensagem se realmente deseja apagar, apertando que é Yes, mesmo assim não esclui os arquivos. Os arquivos estao aparecendo tudo em codigo!

    grato.

    • Helvio
    • 15 abril, 2012

    Olá,
    Quando uso o “solver equation” aparecem variáveis ​​que não correspondem à equação. Apesar de apagar as “vars” excedentes no “Equation Solve” aparece mensagem de “erro circular reference”.

    o que fasso?

    • Diogo
    • 28 maio, 2012

    Oi, eu sempre escrevo algumas equações uteis no EQW para utiliza-las com facilidade o SOLVE EQUATION, mais hoje eu estava organizando alguns arquivos que estavam na diretorio HOME e passando os mesmos para o cartão de memória, quando nao sei oq eu fiz de errado q esses arquivos sumiram…..voce sabe me informar se é possivel encontrar recuperar este arquivos….
    é que são arquivos que eu to organizando há bastante tempo…
    muito obrigado desde ja

    • Matheus Nunes
    • 9 agosto, 2012

    Cara saberia me dizer porque a minha HP 50g não possui a equation Library? abraço

  4. camilasoares :
    Oi Fabiano!!! Tudo bom?
    Obrigada você por ler os meus posts. Fico feliz em saber que tem conseguido aprender coisas com eles!!!
    Pois é… a procura por posts falando sobre a HP é muito grande. Por isso tenho dedicado vários tutoriais a ela.
    Seria legal se você sugerisse algum tema para um próximo post…
    Abração e um ótimo final de semana para você.

    • Renan
    • 5 abril, 2013

    Ola Prof.
    Seu texto esta muito claro, foi fácil entender, obrigado pela ajuda.

    • Fernando
    • 12 julho, 2013

    boa tarde, eu tinha um programa na calculadora chamado hd98 ele era para calculo de fluidos e sem querer deletei esse programa será que consigo recuperar o mesmo,

    aguardo

    • Jade
    • 25 setembro, 2013

    Nossa, muito boa a explicação! Não sei mexer muito bem ainda na minha calculadora, e sempre resetava ela quando queria apagar uma informação, vc está de parabéns!!

    • Aldrin
    • 23 novembro, 2013

    boa noite Camila, eu inseri na hp as formulas de dimensionamento de vigas mas quando preencho os valores das variaveis pelo solve equation aparece a mensagem: error: circular reference. por que isto acontece? abraço

    • Rodrigo
    • 13 abril, 2014

    Obrigado! Achei sensacional sua publicação, me ajudou muito!

    • Paulo Henrique Benevides
    • 15 junho, 2014

    Boa noite Camila,
    Tudo bem?
    Meu nome é Henrique e sou Professor Universitário de disciplinas de Engenharia Mecânica, Produção Mecânica, Elétrica e Mecatrônica e gostei muito da objetividade de seu post sobre o assunto: Apagando arquivos armazenados na calculadora HP, onde aproveito o ensejo para parabenizá-la.
    Mas tenho ainda uma pequena curiosidade, pois tenho uma vaga lembrança que quando fiz o meu curso de Engenharia há 15 anos atrás, tínhamos o seguinte recurso para apagar estes arquivos de uma única vez, ou seja, removendo um dos pés de borracha na parte inferior da calculadora, encontraríamos uma furação, onde com uma agulha poderíamos dar um reset em toda a memória da calculadora, onde até usávamos o termo limpar a calculadora.
    Isto é realmente possível na calculadora HP 48 GX?
    É possível realizar este reset na calculadora HP 50?
    Desde já agradeço por toda a sua atenção.
    Um forte abraço.

    Henrique/São Paulo-SP

      • Fabio Murback
      • 24 outubro, 2015

      Olá Paulo. A HP 50g tem o “furo” para acesso do botão de reset na parte de trás perto do número de série da calculadora. Abs.

  5. Olá, até entendi este seu post, porem eu preciso saber como apagar dados estatísticos provenientes de cálculos anteriores, por exemplo calculei uma amostragem utilizando a ferramenta Fit Data (stat) e finalizei o calculo, quando vou para outra questão tenho que descobrir como apagar os dados anteriores e não consigo, a unica saida que achei até agora foi pressionar as teclas F1 + F6 + ON simutaneas, porem isso apagar tambem toda a configuração da calculadora. Por favor me ajudem. Obrigado.

    • José Marcos Barbosa
    • 6 junho, 2015

    Olá como faço para remover a proteção no cartão de memória pois não consigo colocar dados .

    • Geraldo Celso
    • 16 agosto, 2015

    Incompreensível

    • Francine
    • 16 setembro, 2015

    Olá utilizei o comando CLVAR por engano, achei que serviria para limpar dados armazenados em variáveis, porém o comando limpou todas as equações que tinha…. estou desesperada pois em véspera de prova, gostaria de saber como restaurar essas equações, isso é possível?
    Grata
    Francine

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

