Instalando e desinstalando bibliotecas (programas) na HP

Este é mais um tutorial que estou fazendo a pedido de um querido leitor, desta vez o Igor. Aliás, vou aproveitar a deixa para agradecer a todos os meus leitores que têm acompanhado o Engenheirando e deixado suas dúvidas e comentários por aqui. Muito obrigada mesmo.

Bom, então vamos lá. O Igor me perguntou como é que podemos fazer para instalar e desinstalar bibliotecas na HP. Como a maioria de vocês já sabe, sou uma negação para trabalhar com a HP no modo algébrico. Então, todos os procedimentos que eu descrever aqui, deverão ser realizados com a calculadora no modo RPN.

Instalando uma biblioteca

Para instalar uma biblioteca (ou um programinha :)) a primeira coisa que devemos fazer é transferir o arquivo referente a ele para a calculadora e colocá-lo na pilha. Aqui estou instalando um programinha que faz Diagramas de Bode. Vejam como ficou a tela:


Em seguida, digite o número da porta onde você deseja instalar a biblioteca e tecle o botão STO. Você pode instalar na porta 0 ou na 1; a escolha é sua. Aqui estou instalando na 0.


Para finalizar a instalação reinicie a calculadora apertando simultaneamente os botões ON e F3.


Prontinho! Biblioteca devidamente instalada. Para acessá-la aperte SHIFT DIREITO e em seguida o botão referente ao número “2”. A biblioteca deverá aparecer numa das abas na parte inferior da tela.


Desinstalando uma biblioteca

Para remover uma biblioteca devemos saber duas coisas:

1ª – Em que porta ela está instalada.

2ª – Qual é o número da biblioteca.

Bom, para descobrir isso você pode acessar o menu LIB da calculadora (aperte SHIFT DIREITO e em seguida o botão referente ao número “2”) e acessar as portas para verificar onde está a biblioteca e qual é o seu número. No meu caso a biblioteca está na porta 0 e seu número é 1495.

Então, para desinstala-la, devo digitar na tela a seguinte seqüência:

:0: 1495 PURGE

Onde:

:0: é o número da porta. Este “::” pode ser acessado teclando SHIFT ESQUERDO e em seguida o botão referente a “.”.

1495 é o número da biblioteca.

PURGE é o comando para apagar a biblioteca.

A seqüência é sempre essa: [:número da porta:] [número da biblioteca] PURGE.


Agora é só dar enter para a bichinha ir para o espaço! Rsrsrs.

Bom, é isso. Espero que não tenham ficado dúvidas. Caso tenham ficado, é só deixar um comentário.😉

Abraços e uma excelente semana para todos.

    • Igor
    • 10 agosto, 2009

    Eternamente grato, não tem como ter duvidas em suas explicações, parabéns mais uma vez!!!

    • Tiago
    • 10 agosto, 2009

    Olá,estive acompanhando suas ajudas para o pessoal e gostei muito parabéns!

    Estou com problemas para instalar e abrir imagens na HP50g, li alguns comentários sobre esse assunto já mais não deu certo!
    Acho que pode me ajudar, agradeço desde já.

    • Igor
    • 10 agosto, 2009

    Se não for muito encomodo, você poderia me ensinar como trasnferir arquivos por infra-vermelho? Fiquei na mão quanto a este assunto, também não encontro no manual…okkk…brigadão novamente

      • Fabricio
      • 10 agosto, 2009

      Para transferir via IR, vc deve setar a calculadora para tal, vá em APPS > I/O functions > Transfer, onde esté escrito Port, selecione IrDA. Após isso, dê um ENTER.
      Agora para fazer a transferência, basta selecionar o arquivo no gerenciador de arquivos, dar um NEXT e SEND para enviar ou RECY para receber um arquivo.

      Para desintalar eu navego até a porta onde a biblioteca está instalada e apago lá mesmo, caso dê uma mensagem dizendo que está em uso, basta dar um ON+F3 e tentar novamente. Após apagada, pressiono novamente ON+F3 para tirar esta biblioteca do menu…

      Fabricio

    • tiago
    • 11 agosto, 2009

    Oi, “deichei uma pergunta para vc ontem dia 10/08 sobre imagens na HP50g, mas um colega me deu umas dicas e funcionou já”

    Mais gostaria de deixar outra pergunta?

    Minha HP50g não veio com cartão de memória quando comprei, mas tenho um cartão de 256Mb que era de uma maquina fotografica e tentei colocar nela mas ela não esta aceitando pois fica lendo… lendo e trava!
    Fiz um teste com outro cartão e funcionou normalmente pena que não é meu!

    Você sabe onde éo problema?
    Até…

      • Fabricio
      • 11 agosto, 2009

      Tente formatar ele via pc, para FAT16 ou FAT32. Se não tem leitor de cartões no PC, use a calculadora.
      Insira o cartão nela, aperte ON+F4 ao mesmo tempo e 0 para formatar. Se não funcionar, o cartão é bichado mesmo…

      • ismael
      • 28 setembro, 2009

      estou com problemas para abrir imagens na hp, transfiro para ela o arquivo .T49 mas não abre. O que pode estar faltando
      ?

    • Igor
    • 11 agosto, 2009

    Opa Fabricio…brigadão velho…
    ajudo muito..valeu…!!!
    abraçoss…!!!

    • Igor
    • 11 agosto, 2009

    Também tentei achar como calcular Graus minutos e segundos…EX: 25°30″50′ + 60°45″10’…
    se puder ajudar…???
    abraços..Obrigado!!!

      • Fabricio
      • 11 agosto, 2009

      O menu para usar funcões de horas, minutos e segundos é Shift para a Direita + 9, opção Tools (4).
      Lá vc tem ->HMS (para transformar de decimal para horas) e HMS-> (para transformar de horas para decimal).
      Eu não uso estas funções, logo não entendo muito bem.
      A forma de digitar, se eu entendi direito, é assim:
      25°30″50′ vc digita 25.3050
      60°45″10′ vc digita 60.4510;
      Para o cálculo, transforma para decimal, soma e se quiser o resultado em HMS, usa o ->HMS…
      Dê uma pesquisada e mostre para nós como faz…

    • Igor
    • 11 agosto, 2009

    Para somar ângulos, comando HMS+
    Para subtrair ângulos, comando HMS-

    (acesse o menu TIME para os comandos -> tools HMS+(para somar e HMS- para subtrair)

    Ex.:

    Para somar 39º43’21” com 21º11′ no modo RPN:

    39.4321
    21.11
    HMS+

    resposta, 66.5421, ou seja, 60º54’21”.

    Para as 49, 50 etc.

    Para somar 39º43’21” com 21º11′ no modo Algebraic:

    HMS+(39.4321,21.11) (separe por uma vírgula os 2 valores)

    • Igor
    • 11 agosto, 2009

    dessa maneira da certo, valeu pela dica Fabricio..
    abraço!!!

    • camilasoares
    • 11 agosto, 2009

    Boa noite pessoal!!!
    Acredito que, por enquanto, não tenham ficado dúvidas pendentes neste post, né…😉
    A todos os leitores, agradeço de coração as visitas, comentários e dúvidas deixadas.
    Fabricio, mais uma vez muito obrigada pela força e por responder as dúvidas dos leitores.
    Abração a todos.

    • Igor
    • 26 agosto, 2009

    Olá Camila, você poderia me ajudar a construir, gráficos de Sólidos de Revolução???
    Desde já, Grato!!

      • camilasoares
      • 30 agosto, 2009

      Olá Igor. Como vai?
      Vou providenciar um post com este tema.
      Assim que estiver no ar, eu te aviso.
      Abração.

      • Kd o post?
        Até agora não sei como fazer esse grafico pela hp..

        Grato

    • Igor
    • 27 agosto, 2009

    Aproveitando a pergunta anterior, gostaria de sugerir um post, de gráficos, tenho dúvidas de como criar gráficos com coordenadas polares, e graficos em 3D…ok..valeu..abraçãooO..!!!

    • Igor
    • 31 agosto, 2009

    Opa…fico grato Camila….
    Aguardo ansioso seu post..
    Obrigado mais uma vez..abraço!!!

    • Francys
    • 1 setembro, 2009

    Na verdade é mais uma pergunta…
    Como acesso o programa após instalado, quero dizer, como que faço ele “rodar”, consegui instalar, instalei a lib, mas quando é pra rodar o bendito, ele só entra na pilha, nao “roda”, entede?

    Grato.

    • Francys
    • 5 setembro, 2009

    Camila, estou com um problema, agora a bendita da calc conecta no PC normal, consigo, inclusive, criar subdiretórios nela normamalmente,mas a .lib não transfere pra calculadora. Ela está conectada, mas não está transferindo os programas. Alguma idéia de o que seja, a razão do problema?

    Muito obrigado.

    • Raul
    • 7 setembro, 2009

    Ola,

    Instalei a lib conforme dito acima, inclusive é para calcular o diagrma de bode, o mesmo do exemplo.
    Aperto Shift direito e 2, escolho a bode, logo me aparece para escolher o campo bode usando F1, e depois disso não consigo realizar mais nada.
    Me aparece na tela Bode()e nao sei o que fazer, tentei digitar (1/(S/3+1)) e ao dar enter me aparece um erro Undefined XLIB Name.
    Vc pode me ajudar por favor

    • Raul
    • 7 setembro, 2009

    Ola,
    Acabei de deixar um recado acima,favor desconsidere-o
    O problema é que nao tenho um lib q funciona na 50G, vc teria esta lib para realizar diagrama de bode ??
    Obrigado

    • camilasoares
    • 19 setembro, 2009

    Oi Francys.
    Bom, se vc o instalou é para ele rodar.
    Descreva pra mim como vc fez para instalá-lo… Dai eu acho que fica mais fácil de eu te ajudar.😉 Que programinha vc está tentando instalar?
    Fico aguardando sua resposta.
    Abração.

    • camilasoares
    • 19 setembro, 2009

    Oi Francys…
    Pra q diretório vc está tentando transferir o arquivo? Tá tentando no cartão? Ele não está protegido contra gravação?
    Abração…

    • camilasoares
    • 19 setembro, 2009

    Oi Raul…
    Se vc instalou o mesmo programinha q eu, dentro do arquivo compactado q vc baixou da net tem as instruções de como utilizar o programa.
    Tem um jeito certo de inserir os zeros e os polos. Neste momento eu não estou no micro… Estou respondendo os comentários do blog do meu celular.
    Posso dar uma olhada nisso amanhã pra vc e volto aqui pra te falar.
    Abração e até mais…

    • camilasoares
    • 19 setembro, 2009

    Raul, tarde demais… Já respondi o seu recado anterior! Rsrsrs
    Eu baixei a lib no blog http://oresistor.blogspot.com. Dá uma olhadinha lá…😉
    Abração.

    • Francys
    • 22 setembro, 2009

    Oi, Camila, o programa se chama areatopo49, de topografia, como havia dito antes, consegui instalar o prog ( copiei pra calc, depois entrei com ele na pilha, digitei o numero da porta e, sem seguida, STO,como diz no manual, acredito q tenha instalado, pois, ele apareceu nas . lib’s , mas qdo inicio o bendito ele nao roda)

    mas esse era o problema anterior,agora, eu desinstalei o programa, achando q tinha feito algo errado, e qdo fui instalar de novo (copiar pra HP) nao copia! eu abro a calc normal no pc, vejo todos os arquivos e diretórios que estao nela, inclusive consigo criar pastas nela, mas nao copia os programas, as libs, o curioso é que consegui copiar um programa que tinha extensão .rpl , ele era um programa em userRPL, mas todo o resto…todo tipo de programa nao copia: .lib, .dir. NADA! nao copia.
    Acha que com um cartao funcione? acho que vou comprar logo um cartão, pq parece que esta calc é mo confusao pra conectar no pc.

    Obrigado, Camila.

    • Francys
    • 1 outubro, 2009

    Como fazer gráfico de sólidos?
    mesmo post do Igor.
    🙂

    • anderson dias
    • 30 março, 2010

    OLLLÀA.

    etou tentando instalar uma library 800, o nome é MMAT de um programador Brasileiro chamado Márcio, o programa é pra resolver equaçoes usando baskara é muito interessante, porém já fiz de tudo mas não consigo botar o programa pra rodar quando aperto sto me mostra uma mensagem de erro , já tentei RPN e ALG não sei mas o que faço. pra completar ele enche a tela de caracteres em linguagem de programção o arquivo já está aqui mas não abre, alguém poderia me ajudar..
    o link para baixá-lo é; http://www.monttec.com.br/MMAT_CALC.hp

    tem um vídeo no youtube também ensinando a trabalhar e instalar o programa.

    meu email é diasgomeslacerda@bol.com.br

    obrigado.

      • ulisses boyd
      • 28 setembro, 2011

      ja procurei esse MMAT na net mais e dificil de achar p baixar

    • gilson
    • 16 junho, 2010

    Como faço para inserir formulas na hp na sua biblioteca, quero criar as formulas na propria hp e quardalas na sua biblioteca. Desde ja agradeço pela colobaração. Gilson Esequiel de Medeiros

    • Luis Filipe
    • 18 junho, 2010

    Eu nao consegui instalar a bilioteca, da uma mensagem quando tento aceder o menu Bode “Error: Undefined XLIB Name”. O que podera ser?

    • Luis Filipe
    • 18 junho, 2010

    Ola, eu vi a explicacao q vc deu acima, eu baixei no mesmo site q vc, “Oresistor”. Eu coloquei a library na minha calculadora, na pasta Home, e depois acedei ela e fiz o q vc diz p fazer. Dps de reiniciar faco shift direito 2, vou em bode, na lista q vem as varias funcionalidades, qdo escolho qqr opcao inslusive bode, da a msg de erro q informei acima (Error: Undefined XLIB Name). O procedimento fiz errado. Eu uso a HP50G

    • marcus
    • 22 setembro, 2010

    estou com problema, tenho o arquivo .lib e quando eu copio para a calculadora aparece o nome do arquivo que está sendo copiado e tudo mais, porém não consigo ver esse arquivo em nenhum diretório da calculadora, já desinstalei todos os programas para ver se era falta de espaço e nada. entenderam? a lib é copiada, mas eu não vejo ! e outra, eu nem sou cego! ! ! !

    • Alexandre
    • 7 outubro, 2010

    Finalmente algo descente que me ajudou muito… obrigado! Abração

    • Alan Wilson
    • 25 outubro, 2010

    Boa, vlw ae xD

    • Ana
    • 19 dezembro, 2010

    coloquei um “programa” no cartao de memoria da calc, executei ele e nao era oq eu queria, ai exclui ele do cartao de memória, mas ele ficou na lib, e nao sei como encontrar o numero da biblioteca pra eu poder excluir o tal da calculadora, até pq qndo vou em files> sd> o tal “programa” nao esta lá pra eu ver em qual lib está

    • flavio bezerra
    • 18 fevereiro, 2011

    Parabnes pelas dicas…tenho HP 50g e nao consigo instalar connnnectiv no win 7 64 bits..preciso da ajuda algume ..obrigado

    • itamar
    • 12 abril, 2011

    Olá camila,

    visito muito a sua página e já aprendi bastante coisa, pra usar na minha hp50g. porém fui instalar uma biblioteca e na hora que fui finalizar a instalação e iniciar a calculadora apertando on f3, simplesmente a tela da calculadora escureçeu e apareçeu aquele icone de uma ampuleta, como se estivesse contando um tempo, mas nunca acaba…consigo fazer os calculos , porém com muita dificuldades porque a tela ficou escura..se puder me ajudar desde já agradeço..a´, eu já tentei no comando(on)+ -, mas não funcionou…

    • amanda
    • 6 maio, 2011

    muito boa sua explicação, estava perdida, sem saber abrir o meu programinha😉

    • Kelvin
    • 19 maio, 2011

    Boa Tarde.

    Gostei bastante do conteúdo do site. Entrei neste post pois quero inserir uma nova biblioteca de equações na HP50g, mas eu queria saber como insiro as equações e as variaveis que devo informar para obter a resposta dentro desta biblioteca antes de fazer o que o post sugere (inserir a biblioteca pronta em uma porta).

    Att,
    Kelvin

    • João Carlos
    • 28 maio, 2011

    Bom dia não consigo desistalar o programinha que fiz na hp50,como faço para desistalar obrigado.

    • Andre
    • 21 junho, 2011

    Olá Camila tudo bem?
    Vc tem a Biblioteca da hp para estatistica para fazer o poligono de frequencias
    chamada statdes lybrary?

    Obrigado

    • wagner
    • 8 agosto, 2011

    Olaaa,
    Achei muito interessante o programa com a formula de bascara.
    Alguem tem o link para baixar o programa? ou o email de alguem, pra me passar?
    agradeço desde já
    Grande abraço

  1. Na 50g é um pouco diferente, clique em tool, selecione o “purge”, dentro dos parenteses coloque : :,insira a porta da lib dentro dos : :, com a seta, saia de dentro dos : : e insira o número da lib. Ai é só teclar enter e dizer adeus à lib indesejada no momento.
    Boa sorte galera!!

    • otavio araujo
    • 1 setembro, 2011

    Galera, tenho uma pergunta, alguém que possui a HP50 já teve problemas com relação à quando ela desliga automaticamente ou não e ela não liga mais? A minha esta com esse problema e toda vez que preciso liga-la, tenho que remover as pilhas e colocar novamente pra que ela ligue. Alguém pode me dar uma dica do que ocorre?

    • Tiago Araujo
    • 1 setembro, 2011

    De onde veio a biblioteca?

    • mauro rogerio pessoa
    • 19 novembro, 2011

    Boa noite sou mais um apaixonado por estas brilhantes maquinas, tenho 3 uma 42s,uma 35s, e tenho uma 50g para estudar.
    Gostaria de saber como faço para instalar auqele programa chamado
    WINHP, que converte os arquivos pois não consigo .

    Obrigado e um forte abraço…..

    • Marcos Leal
    • 22 novembro, 2011

    Estalei um programa na minha hp50 o programa de fazer o diagrama de bode, porem ao selecioná-lo, aparece essa expressão: Error: Undefined XLIB Name, já não sei mais oque fazer. Gostaria de saber se alguém pode me explicar porque está acontecendo isso.

    • Caveman
    • 8 maio, 2012

    Simplesmente perfeito!!! estou a 2 hroras tentando achar na net.. e aki eu aprnedi em 30 seg… vlw!!!

    • CHAZAN
    • 24 maio, 2012

    MUITO OBRIGADO PELA AJUDA, EU ESTAVA TENDO MUITO DIFICULDADE AQUI COM MINHA HP,POIS Ñ CONSEGUIA INSTALAR DAÍ FALTAVA O CAMANDO DA TECLA ON + F3.GRATO PELA AJUDA.

    • José Neto
    • 20 dezembro, 2012

    Olá! Eu instalei o Bode-Routh na minha 50g e funcionou bem como eu queria, mas os outros gráficos que preciso plotar permanecem na escala horizontal de 0.1 a 100 padrão do programa e não sei como mudar isso… Tem como me ajudar?

    • RENATO MORAES
    • 6 junho, 2013

    Perdi minhas equações e programas! Troquei as pilhas por segurança e ao reiniciar havia desaparecido equações e programas, provavelmente a bateria redonda de memória está descarregada. Como posso restaurar minhas equações e programas? Há um ponto de resturação como PCs? Agradeço antecipadamente quem puder ajudar, perdi mais de 3 anos de equações e programas inseridos.

    • Marcelo Pinheiro
    • 9 junho, 2013

    Ola, estava pesquizando programas topograficos para coordenadas e azimute para calculadora hp42s.
    Gostaria de saber se você tem esse tipo de programa e como faço para adguirir esses programas.

  2. CHAZAN :
    MUITO OBRIGADO PELA AJUDA, EU ESTAVA TENDO MUITO DIFICULDADE AQUI COM MINHA HP,POIS Ñ CONSEGUIA INSTALAR DAÍ FALTAVA O CAMANDO DA TECLA ON + F3.GRATO PELA AJUDA.

    • Gustavo
    • 6 agosto, 2014

    Como eu apago arquivos do cartão de memoria que são da extensão .T49

    • paulinodeoliveirasete
    • 25 setembro, 2014

    osistema nao pode em contra a opçao de anbiente digitado

    • José Roberto
    • 22 junho, 2015

    Como faço para instalar bibliotecas com extensão .hp?

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

