Como proteger placas eletrônicas expostas a ambientes agressivos

O processo produtivo de algumas empresas libera no ambiente componentes corrosivos e toxicos que podem danificar e prejudicar o funcionamento dos equipamentos presentes nesse ambiente. Um bom exemplo a citar neste contexto é o das empresas no ramo de celulose e papel, que utilizam ácido sulfúrico em determinada fase do seu processo de fabricação.
Quando eu trabalhava com manutenção preventiva e corretiva, atendia um cliente de Canoinhas-PR que atuava nesse ramo e que foi o foco de um case muito interessante.
Frequentemente ele enviava para conserto cartões de I/O e CPUs de PLCs, fontes, inversores de frequência e soft starters cujas placas apresentavam suas trilhas severamente corroídas. Em alguns casos, sequer era possível reparar os equipamentos tamanha eram os danos causados pela atmosfera agressiva a que tinham sido submetidos.
No entanto, um dos serviços que a empresa onde eu trabalhava oferecia, era o de aplicação de uma espécie de verniz, chamado Conformal Coating (R), em placas eletrônicas. Esse produto protege a placa contra a corrozão além de evitar danos causados por particulas que possam eventualmente se depositar sobre ela.
Percebendo que essa seria uma solução interessante para diminuir o índice de quebra de equipamentos desse meu cliente, apresentei a ele o produto e propus um teste onde aplicariamos o verniz em algumas placas que ficavam localizadas nos setores mais críticos da planta. E ele abraçou a idéia.
O resultado foi excelente!!! Tão excelente que, na primeira parada geral da fábrica, ele enviou todas os equipamentos que ficavam expostos a corrozão para que aplicassemos o Conformal Coating.
Tudo bem que eu quase perdi o cliente, uma vez que as placas dele praticamente deixaram de apresentar problemas… Rsrsrs. Mas foi extremamente gratificante ir além do meu “servicinho” que era o de consertar os equipamentos do cliente. Foi muito bom mostrar para ele que estavamos tratando com atenção o seu problema e que nos dispusemos a encontrar uma solução para ele. A satisfação dele que foi imensa.
Bom, para quem tem problemas parecidos com os desse meu cliente e quiser o contato da empresa que presta o serviço de aplicação desse verniz, é só entrar em contato comigo para que eu possa passar todas as informações necessárias. Apesar de eu não trabalhar mais lá, indico os serviços dessa empresa pois todos eles são realizados com extrema competência e responsabilidade.
Que vocês tenham uma semana maravilhosa!
Beijos e até a semana que vem com mais um post saindo quentinho do forno. 😉

Publicado pelo Wordmobi

  • Trackback are closed
  • Comentários (0)
    • Alexandre
    • 30 de junho de 2009

    Minha dúvida em relação a essas PCIs com verniz “especial” é se existe substância que facilite a remoção do mesmo no momento em que o reparo é inevitável, falo pois trabalho diretamente com reparo de servo-acionamentos e em grande parte dos casos o maior problema, tanto em termos de corretiva e preditiva, é o fato da impregnação de vapores provenientes de fluidos refrigerantes de máquinas ferramenta. Como disse que já trabalhou com o reparo de pcis contaminadas, houve algum caso em que obteve uma tranquila remoção do verniz?

      • camilasoares
      • 2 de julho de 2009

      Oi Alexandre.
      Que bom vê-lo novamente por aqui!!!
      Então, sabe que você me pegou com essa dúvida né… rsrs… porque na época em que aconteceu esse case, eu trabalhava mais voltada para a área comercial.
      Mas dizem que o importante não é saber… e sim conhecer quem sabe… rsrsrs
      Pois é, entrei em contato com um amigão meu, o Gilberto, que trabalha com esse tipo de serviço. Ele me disse que existem removedores próprios para esse tipo de verniz. É interessante verificar com o fabricante o removedor mais adequado.
      Ele deixou uma dica dizendo que, quando você não souber qual verniz foi utilizado na placa, é possível utilizar um removedor de tinta. Ele citou como exemplo o PINTOFF. Porém ele deixou bem claro que esse tipo de produto tem que ser utilizado com muita cautela pois além de ser altamente corrosivo, ainda é inflamável.
      Acho que a melhor solução ainda é pesquisar com os fabricantes o removedor mais indicado.
      Espero ter ajudado.
      Abração.

        • Alexandre
        • 3 de julho de 2009

        Ok, obrigado pelas informações.
        Me identifiquei um pouco com o caso, pois já pensei em aplica tal verniz nos acionamentos reparados, para diminuir a incidência dos mesmos, só tinha essa dúvida com relação a remoção. Obrigado!

        • camilasoares
        • 5 de julho de 2009

        Oi Alexandre.
        Não precisa agradecer.
        Sempre que eu puder ajudar, pode contar comigo. Como aconteceu dessa vez, mesmo que eu não saiba responder de bate pronto, tenho muitos contatos na nossa área, então fica fácil de descobrir a resposta. 😉
        Um abração e uma ótima semana pra você.

      • Camila boa tarde,

        Gostei muito do produto. Gostaria de receber informação de como faço para adquiri-lo?
        Muito Obrigado.

        Danilo…

    • Daniel Korbes
    • 8 de dezembro de 2009

    Bom dia Camila. Trabalho numa empresa de projeto e montagem de placas e estamos vendo a necessidade da aplicação do coating para um produto específico de um cliente. Onde posso conseguir mais informações sobre os suprimentos e maquinário para aplicação. Obrigado

      • camilasoares
      • 24 de dezembro de 2009

      Olá Daniel. Como vai?
      Acredito que a melhor solução para você é entrar em contato com o fabricante.
      Quando trabalhei com este produto, o usavamos em placas individuais então a aplicação era realizada manualmente por intermédio de aerosol.
      Desculpe não ter como ajudar mais.
      Abraço.

      • Joao Carlos – JOACEL
      • 7 de junho de 2010

      olá
      Daniel
      sei que já se passou muito tempo, mas somente hoje por uma questão de curiosidade acessei esse site, caso precisar de informação sobre o proteção de PCI com coating me avise que envio informativo tecnico, somente representante e distribuidor dessa linha de produto para proteção de placas, etc.

    • Lucia
    • 13 de julho de 2011

    Olá Camila,

    Trabalho numa empresa que utiliza placas eletrônicas que trabalham num ambiente com umidade alta e temperatura elevada. Essas placas estão dando muito problema em campo, nos clientes. Acredito que deva ser por falta de proteção contra a umidade e até mesmo sujeira no ar. Você acredita que esse conformal coating ajudaria a minimizar esse problema?

    • Geraldinho
    • 10 de novembro de 2011

    Que é essa que responde??? Ela nunca sabe de nada>>>>

  1. Bom dia Camila,
    Já trabalhei em planta industrial onde a umidade era um ponto critico aos equipamentos e componentes da linha de produção. Industria alimentícia. Sugiro que você leia a matéria abaixo, que seria um solução.
    Liquid Glass
    Produtos | Inorgânicos |
    Liquid Glass ou Vidro Líquido. Nanoclean Liquid Glass tem como princípio a Sílica e/ou Titânio em escala nanométrica. Minerais amorfos atóxicos. Proteção permanente para superfícies metálicas, cerâmicas, têxteis e plásticas. Tecnologia Alemã. Germany Tecnologic. Deustsch Technologie. Nanoclean Liquid Glass é uma solução!

    Vidro líquido Nanoclean é nano tecnologia que aumenta a qualidade de vida de todos, suas características:

    Inovador.
    Aplicação prática.
    Eficiente.
    Eco Friend, é ambientalmente correto.
    Atóxico.
    Econômico.
    Reduz consumo de água potável.
    Reduz consumo de energia elétrica.
    Estético, melhora a aparência, melhora a apresentação do produto.
    Altamente catiônico, sendo antimicrobiano, antibacteriano e bacteriostático.
    Elimina mofo.
    Efeito Fungicida.
    Resiste a altas temperaturas.
    Resiste a baixas temperaturas.
    Pode ser utilizados em produtos usados.
    Escala nanométrica, invisível ao olho nu. 500 vezes menor que o diâmetro do fio de cabelo.
    Hidrofóbico, repele líquidos como óleos, água e fluídos ou melhor ele é superfóbico.
    Repelem sujidades.
    Resistentes a abrasão.
    Reduz a fixação de substratos orgânicos nas superfícies protegidas.
    Combate o biofilme em ambientes hospitalares e alimentício.
    Transpirável. Respirável.
    Flexível.
    Reduz drasticamente o consumo de produtos químicos utilizados em limpeza.
    Reduz o tempo de limpeza. Menos não de obra.
    Anti aderente.
    Evita manchas bioestáticas.
    Propicia características que nenhum outro produto faz.
    Nanoclean Liquid Glass tem compatibilidade com os seguintes materiais:
    Borrachas
    Popipropileno
    Polietileno
    PET
    NYLON
    ABS
    SAN
    PVC
    Aluminio
    Aço Carbono
    Aço Inoxidável
    Cobre
    Zinco
    Fibras de Algodão
    Fibras Sintéticas
    Tecido Não Tecido (TNT)
    Cerâmica
    Cimento
    Esmalte
    Barro
    Conheça Nanoclean Liquid Glass. Ele é econômico, eficiente, higiênico e deixa belo o que já é bonito.
    Att
    Rúbio Ribas

    • Anderson Chaves
    • 23 de abril de 2015

    É possivel enviar mais detalhes desta empresa?
    Estou passando por este problemas e queria dialogar mais sobre o assunto.

  2. Trabalho com nanotecnologia hidrofóbica, na qual protege praticamente qualquer superfície da umidade, líquidos, corrosão, mantendo a superfície intacta… mais informações: http://www.procoat.com.br

Deixe um comentário