Será que é possível aplicar o conceito de MVP na manutenção?

O primeiro passo para assimilarmos o assunto que estou propondo esta semana será entendermos o que é um MVP (Minimum Viable Product – Mínimo Produto Viável). Para isso, imaginem a seguinte situação: Eu vou até duas montadoras distintas e peço para que cada uma delas fabrique um carro para mim sob a seguinte condição: que ao longo do processo de fabricação elas realizem entregas parciais do veículo para que eu possa usufruir aos poucos de alguns dos seus benefícios mesmo antes dele ficar totalmente pronto.

A primeira montadora inicia me entregando os pneus. Algum tempo depois me entrega o volante. Em seguida o chassi. Depois os bancos. Logo após o motor. E por fim, o carro montado.

A segunda montadora inicia me entregando um skate. Depois me entrega um patinete. Em seguida uma bicicleta. Algum tempo depois uma moto. E finaliza entregando o carro completo.

Vamos analisar as duas situações. Ambas as montadoras me fizeram entregas parciais e finalizaram o processo com o tão esperado carro. Contudo, apenas a segunda me entregou MVPs.

As entregas realizadas pela primeira não me foram úteis uma vez que cada uma delas separadamente não me serviram como meio de transporte.

Já a segunda, em cada entrega parcial, trouxe consigo uma possibilidade de utilização. Trouxe algo de útil, algum resultado positivo apesar de estarem bem aquém do meu objetivo final que era ter um carro. Ela entregou mínimos produtos viáveis.

Este conceito de MVP pode ser aplicado nas mais diversas áreas da nossa vida e a manutenção não ficaria de fora. Quando estamos estruturando um departamento de manutenção e implementando melhorias, não precisamos esperar que o projeto seja totalmente finalizado para colhermos os seus frutos. É completamente possível usufruirmos de pequenos, porém significativos resultados positivos ao longo do processo de melhoria e estruturação de um departamento de manutenção.

Não importa quão longa seja a caminhada até o patamar que você deseja mas sim que em cada passo dado algo de valor seja obtido e percebido. Um passo por vez rumo à excelência.

E é nessa caminhada que a Doda Engenharia pode te ajudar. Podemos te guiar pelo melhor caminho, indicando os melhores passos para que você tenha um skate ao invés de pneus, patinete ao invés de volante, enfim, resultados de valor a cada avanço no processo de estruturação da sua manutenção.

Entre em contato com a gente e entenda melhor como podemos estar com vocês durante a caminhada.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário